Aleatório: 10 Personagens Femininas do Século 21

Listas são sempre divertidas, por isso resolvi fazer uma sobre personagens femininas relevantes desse século. Como a ideia é falar de personagens recentes, você não vera menções a ícones culturais como a Sarah Connor e Ripley. Prosseguindo com essa linha de raciocínio, as personagens que fazem sucesso hoje, mas que foram criadas no século passado, não apareceram nessa listagem. Em resumo, as mulheres de Game of Thrones, a Peggy Carter, a Red Sonja da Gail Simone e a nova Barbara Gordon não vão dar as caras por aqui.
Shamira - A Batalha do Apocalipse
Shamira - A Batalha do Apocalipse: Nascida das páginas de A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, Shamira ergue-se na história de forma única e impactante ao ponto de, às vezes, assumir as rédeas de protagonista que pertencem ao anjo Ablon. Shamira foge de estereótipos e tem uma excelente saga pessoal em meio a magnitude do apocalipse.
Beth Greene - The Walking Dead
Beth Greene - The Walking Dead: Não posso falar pelos quadrinhos, pois ainda não li, mas Beth aparece na TV em um momento conturbado da série, quando a estória está em constante decadência. O personagem frágil cresce com o próprio sofrimento e se torna uma das pessoas mais admiráveis da trama, principalmente na primeira parte da quinta temporada.
Matoi Ryuko - Kill La Kill
Matoi Ryuko - Kill La Kill: Kill La Kill é uma grande sátira a maioria dos estereótipo de grandes histórias da cultura pop japonesa. Além de ser carismática e dispor de uma ótima jornada pessoal, Ryuko representa uma excelente critica. Quando a personagem questiona o motivo do seu traje de combate ser minúsculo, expondo grande parte do seu corpo, a resposta é bem simples: "Por que a pessoa que o criou é um tarado". A frase define uma parcela considerável da industria de quadrinhos mundial.
Lisbeth Salander - Trilogia Millenium
Lisbeth Salander - Trilogia Millenium: Problemática, violenta e extremamente inteligente. Lisbeth faz parte de uma trilogia de thriller, livros e filmes, desenvolvida com muita intensidade. É difícil falar dela, pois sua complexidade necessita de uma longa analise psicológica.
Korra - The Legend of Korra
Korra - The Legend of Korra: Avatar tem ótimas personagens femininas, passando pela Katara até a Asami. Dentre as inúmeras opções a escolhida foi a que tem sua própria série. O mundo de Avatar é fantástico  em todos os sentidos possíveis. A primeira temporada do spin-off tem a função de restabelecer o universo de uma forma evolutiva, e isso só funciona por causa da Korra, que representa a juventude de sua época. Korra é fisicamente forte, temperamental, levemente desequilibrada e uma das personagens mais carismáticas de toda a franquia.
Olivia Dunham - Fringe
Olivia Dunham - Fringe: Olivia reúne características de uma mulher moderna, decidida e extremamente profissional. Sem precisar se provar como uma boa agente, pois a sua reputação já está estabelecida desde o primeiro episódio, Olivia cresce e aprimora sua personalidade com um estilo amável e inteligente.
Kamala Khan - Ms. Marvel
Kamala Khan - Ms. Marvel: Filha de paquistaneses em New Jersey, Kamala assume o codinome da sua querida Ms. Marvel, hoje conhecida por Capitã Marvel, e começa a combater o crime regional após ganhar super poderes. Um arco  tradicional das estórias da Marvel, mas com toques sociais sutis para o publico jovem. Kamala representa com muito respeito toda uma cultura que é vitima dos erros de terceiros.
Akane Tsunemori - Psycho Pass
Akane Tsunemori - Psycho Pass: Akane se assemelha um pouco a Olivia Dunham, mas com a diferença que ela precisa se provar no seu local de trabalho. Os dois universos são bem distintos, mas como Psycho-Pass é mais intenso, a evolução da Akane é mais dramática e rápida. O melhor é que são duas ótimas personagens em obras de ficção cientifica.
Katniss Everdeen - Jogos Vorazes
Katniss Everdeen - Jogos Vorazes: Katniss move massas, no sentido literal da palavra. O símbolo que a jovem do distrito 12 se tornou, na ficção e na realidade, influencia muitas meninas e meninos de diferentes formas, desde os seus aspectos de mulher forte a suas motivações políticas intrínsecas na obra. O único problema com a personagem foi o fraquíssimo "A Esperança - Parte 1", onde ela não tem um arco de evolução bem estabelecido devido a ganância financeira envolvida na produção.
Ellie - The Last of Us
Ellie - The Last of Us: Estou procrastinando em terminar o game, mas já joguei um bocado para poder dizer que a Ellie já pertence ao hall da fama das melhores personagens femininas dos games. É difícil falar do personagem sem spoilers, por isso vou me limitar a dizer que ela reúne a principal característica que as outras citadas nessa lista também possuem: Ellie é humana.

Menção Honrosa

Asuna  - Sword Art Online: Asuna estava na lista, mas optei por retirar o seu nome porque a principal qualidade da personagem é destruída após o encerramento do primeiro arco de SAO. Asuna deixe de ser Girl Power e vira uma donzela em perigo, algo que não condiz com a personalidade que havia sido construída na trama.

Mikasa - Shingeki no Kyojin: A Mikasa é fantástica? Sim! Então por que você não a colocou na lista principal? A resposta é bem simples: Preferi diversificar um pouco mais a lista para não ter apenas personagens de anime. (:

Games: Não jogo muito, por isso não listei muitas garotas na mídia em questão. Entretanto, fiz uma breve pesquisa sobre o tema e o resultado foi bem triste. A maioria das personagens elogiadas como grandes personagens femininas tem o seu design desenvolvido de uma forma sexista. Até a própria Samus, que é uma pioneira, decaiu para o tradicional seminu. Em menções mais seletivas, visando a qualidade do personagem para a estória do jogo, acabei me deparando com os seguintes nomes: Faith (Faith Mirror), Lightning (Final Fantasy), Glados (Portal) e a Elizabeth (Bioshcock).

PS: Deixe nos comentários uma personagem batuta desse século que merece ser lembrada e, se possível, expresse sua opinião sobre a mesma. o/

Comentários

  1. *o* EU ADORO MUITAS PERSONAGENS DAI XD KUROI MATO <3 Bom... em vez da Katniss deveria ser a Johanna xD Korra, Asuna, Mikasa <3 Faith <3 Você esqueceu da Erza -q

    [Naka Pyon!] - Visite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto da Johanna \o/

      Não, não esqueci da Erza! Como você pode ver pelo plano de fundo do blog e pelos Quadros de Madeira, gosto bastante das meninas de Fairy Tail, mas como o objetivo da postagem era citar nomes que não possuam esse lado sexista/provocativo, optei por deixar elas de fora dessa vez. (=

      Por falar em Quadros de Madeira, os dois possuem a Erza, eu compraria se fosse você =P

      Excluir

Postar um comentário